mmInvestor

Protótipo desenvolvido em parceria com a Amana-Key para a pesquisa de modelos mentais na área do mercado financeiro. O aplicativo integra os conceitos de agente inteligente, robôs investidores e modelos mentais.

O usuário de mmInvestor é confrontado a um conjunto de premissas divididas em duas categorias: Agressivas e conservadoras. Cada uma das premissas, independente do grupo, pode ser ativada ou desativada, definindo desta forma o perfil ou, mais precisamente, o modelo mental do usuário investidor. A partir daí o aplicativo simula transações financeiras em um histórico do mercado de ações dos últimos cinco anos, vendendo, comprando e compondo a carteira.

mmInvestor parte do princípio de que o perfil do investidor não pode ser grosseiramente definido entre conservador, moderado ou agressivo, mas de que é formado por um conjunto de construtos, ou premissas, definidas e transformadas ao longo de suas experiências dentro e fora do mercado.

O aplicativo também pode ser usado para a simulação de modelos mentais testados sobre dados reais, de modo a sugerir modelos de maior ou menor sucesso no mercado.