Projector Belt

Projeto criado e desenvolvido em workshop multidisciplinar com o tema Walking and Interaction, como parte das atividades do curso internacional KOSMOS Summer University Mobility, promovido pela Universidade Humboldt de Berlim, em Setembro de 2013.

O objetivo do projeto foi questionar a ideia de interação-e-pedestrianismo como ligada unicamente à lógica HCI (Human Computer Interface) dos smartphones e equipamentos de geolocalização. Voltado para soluções que fazem emergir sistemas abertos, ao invés de promover a imersão fechada, o projeto explora a passagem pelo espaço público, e o uso de equipamentos eletrônicos, como oportunidade de interação entre os caminhantes.

O sistema vestível é formado por um cinturão onde se prendem um smartphone e um projetor portátil. Com autonomia de uma hora de bateria, a conexão entre os equipamentos permite que o usuário controle o conteúdo que deseja projetar nas superfícies da cidade. Como balões de pensamento se materializando em público, o usuário do cinturão caminha compartilhando imagens, animações e textos. As frases projetadas foram retiradas de textos do filósofo francês Michel de Certeau.